Anita na Argentina

martes, noviembre 28

Rumo ao sul parte II

Depois destas férias pelo sul, regressar a Mendoza foi a estranha mas agradável sensação de regressar a casa, ao meu cantinho, à minha cidade. Para trás ficaram uns dias fantásticos pelo sul e uns diazinhos cosmopolitas em Buenos Aires, ai como eu gosto de Buenos Aires…

Mas voltando ao tema das férias. No post anterior falei de El Calafate. Depois da conhecer a Patagónia, ou pelo menos um bocadinho da Patagónia, voámos até à Tierra Del Fuego e à cidade mais austral do mundo - Ushuaia - . É uma cidade que encanta logo à chegada. Rodeada por montanhas, algumas das quais chilenas e banhada pelo canal de Beagle. Estava à espera duma paisagem inóspita, mas recebeu-nos uma cidade piscatória, com muitas colinas e florestas de arvores de folha perene. Foi uma surpresa. Pensava que a paisagem fosse semelhante à Patagónia mas como costumam dizer os argentinos, “nada que ver”. Em Ushuaia subimos até ao cerro Martial, na tentativa de ver o glaciar com o mesmo nome. Em vez disso encontrámos uma vista panorâmica da cidade. O trilho para o glaciar estava escondido pela neve caída uns dias antes e acabámos a subir a pista de ski.

Apanhámos um Catamaran que nos levou a ver a fauna autóctone: Pinguins de Magalhães, Pássaros (cujos nomes não me lembro :P) e lobos marinhos. Passámos também pelo farol do fim do mundo. Num outro dia aproveitámos para conhecer o parque nacional. Foi uma caminhada de 4 horas (bem mais light que as caminhadas em El Chalten…) seguida de um passeio de canoa. A ideia era chegarmos ao fim-do-mundo de canoa, ou pelo menos ao local onde acaba a estrada panamericana que tem início no Alasca, mas o vento trocou-nos as voltas e tivemos que fazer parte do caminho de camioneta. Mas foi um dia bem passado. No 3º dia resolvemos alugar um carro e conhecer mais da tierra del fuego do que apenas Ushuaia. Passámos pelo lago escondido e pelo lago fagnano e chegámos até ao cabo de san pablo. No caminho vimos algumas arvores bandeira mas não encontrámos a “original”, a que deu origem a muitos souvenires e fotografias. Afinal ficava para outro lado da ilha.

Mas ushuaia além de ter muito para mostrar, tem muito para provar, ou não fosse uma cidade piscatória e não estivesse eu há 9 meses praticamente em jejum de peixe e marisco. Provámos deliciosas santolas, paelha e arroz de marisco, cada restaurante era melhor que o outro mas o Volver ficou-nos no coração.

E não quisemos regressar a Buenos Aires sem conhecer o presídio do fim do mundo. Este presídio, criado no início do século passado e fechado na década de 70 foi construido neste local com o objectivo de povoar esta terra do fim do mundo e torná-la mais habitável. Parece que o objectivo foi cumprido. Ficam as fotos.

E o destino seguinte foi: Buenos Aires, Colónia de Sacramento e Tigre…a aventura continua...

Onde está o Mate?

viernes, noviembre 17

Rumo ao Sul parte I


Tal como suspeitava o tempo e a disponibilidade para escrever posts foram muito poucos. Hoje contrariei o sono e a falta de tempo e resolvi deixar aqui umas palavras e imagens. Embarquei nesta viagem rumo ao sul ha menos de uma semana mas ja parece uma eternidade. A patagonia e enorme e tem muito para ver. Estivemos em El Chalten, a Capital Argentina do Trekking. Uma cidade que mais parece um acampamento gigante no meio do nada, apenas com cerros montanhosos e glaciares. Lindissimo. Quase vimos o timido Fitz Roy que praticamente nunca se separa das nuvens que o envolvem. Fizemos algumas caminhadas. Num só dia caminhamos cerca de 24 km. Tem sido um acumular de cansaco mas valeu apena.
El Chalten
Depois de El chalten seguiu-se El Calafate, a cidade que fica mais proximo do famoso glaciar Perito Moreno.
Glaciar Perito Moreno em Background
O dia de aniversario foi passado em pleno glaciar e quando digo em pleno quero dizer que pisei mesmo o glaciar. Fizemos um mini trekking com crampons e tudo. Foi uma sensacao indescritivel. Adorei. E no fim do trekking esperava-nos... uma mesa com whisky e chocolates. Whisky com gelo do glaciar hehehe. Acho que para superar a qualidade deste aniversario so mesmo para o ano na antartida ou quem sabe na lua hehehe. Até tive direito a neve, e dizem eles que isto e a primavera :)
A cidade El Calafate em si nao me despertou especial interesse. Totalmente turistodependente, precos para argentinos e precos para estrangeiros, ja sei onde e que as aerolineas argentinas foram copiar as taxas de voo diferentes para argentinos e estrangeiros... mas enfim, pelo glaciar perito moreno vale apena conhecer El calafate. E destino seguinte foi... Tierra del Fuego :), a viagem continua...vemo-nos em Ushuaia :)

viernes, noviembre 10

Un Dedicado para el cumpleaños

Já não era para escrever mais nada mas resolvi partilhar a minha prenda de anos antecipada. Uma caixinha de Dedicado. Se o vinho já era bom, com tantas dedicatórias fica mesmo único. Obrigada FF...com estas prendas ainda fica mais difícil a despedida...

Se tudo correr bem, no dia 15 de Novembro (pista subtil para vos lembrar dos meus anos hehehe...as ligações nesse dia prometem ser más, mas há sempre o email...) estarei a degustar um Dedicado 2003 no glaciar Perito Moreno na companhia do mano e da "cunhada".

Por falar em mano e cunhada. Fico a dever um post às visitas que no fim de semana passado vieram até Mendoza. Eramos 6: Yo, Tanucha C9, Salvador C9, Lixa Man C9, Rui (mano) e Nádia ("cunhada"). Foi um fim de semana que começou por correr bem, depois correu tudo mal e finalmente terminou tudo bem... mi aguardem...

jueves, noviembre 9

As despedidas

Hoje (dia 10) termina o meu estágio, embora ainda tenha que voltar no fim do mês por mais uns dias, mas já será diferente, já não será oficial. São as despedidas, o coração apertado, tal como estava quando deixei os meus em Portugal. Vou partir novamente. Soube-o desde o início mas custa sempre. Os maus momentos atenuam-se e os bons intensificam-se. Ainda não parti e já tenho saudades....

Fica aqui uma homenagem às personagens desta aventura de Anita na Argentina.





Nota: Este slide show foi feito à pressa e reparei que às vezes é necessário carregar mais que uma vez o site para as fotos estarem sincronizadas. Perdoem-me mas já não tenho tempo de mudar. Amanhã à noite começo a minha aventura pela patagónia e terra do fogo. A actualização do blog ficará dependente do acesso à net e do tempo livre por isso...be patient...

miércoles, noviembre 8

La Hormiguita


Ontem apresentei o meu trabalho de estágio. Tinha tudo preparado, powerpoint, dossier de HACCP e nervos q.b. apesar de ter esperado quase 48 horas pela oportunidade de o apresentar. Eu a formiguita, o director geral da Finca Flichman, o gerente de enologia, o gerente de produção e o director geral da Sogrape que veio à Argentina por 2 dias. Fizeram perguntas, respondi às que me deixaram responder. Parecia que estava novamente a defender o trabalho final de curso. Senti um frio na barriga e o pensamento constante que dessa reunião poderia depender o meu futuro profissional em Portugal. Acho que correu bem. Fico contente de terem arranjado uns minutos nas suas agendas ocupadas para se informarem sobre o trabalho...

viernes, noviembre 3

É para português ver...

Desde que se soube a noticia esta empresa não é a mesma. Chegam no domingo e andam todos em alvoroço. Desde que cá cheguei:

  • Nunca a relva esteve tão bem cortada
  • Nunca as plantas estiveram tão bem regadas
  • Nunca as sebes estiveram tão bem pintadas
  • Nunca o armazém esteve tão bem ordenado
  • Nunca os escritórios estiveram tão limpos
  • Nunca os tanques estiveram tão pintados

Enfim, não há nada melhor que a vinda dos patrões para pôr um pouco de ordem às coisas hehehe :)