Anita na Argentina

martes, noviembre 28

Rumo ao sul parte II

Depois destas férias pelo sul, regressar a Mendoza foi a estranha mas agradável sensação de regressar a casa, ao meu cantinho, à minha cidade. Para trás ficaram uns dias fantásticos pelo sul e uns diazinhos cosmopolitas em Buenos Aires, ai como eu gosto de Buenos Aires…

Mas voltando ao tema das férias. No post anterior falei de El Calafate. Depois da conhecer a Patagónia, ou pelo menos um bocadinho da Patagónia, voámos até à Tierra Del Fuego e à cidade mais austral do mundo - Ushuaia - . É uma cidade que encanta logo à chegada. Rodeada por montanhas, algumas das quais chilenas e banhada pelo canal de Beagle. Estava à espera duma paisagem inóspita, mas recebeu-nos uma cidade piscatória, com muitas colinas e florestas de arvores de folha perene. Foi uma surpresa. Pensava que a paisagem fosse semelhante à Patagónia mas como costumam dizer os argentinos, “nada que ver”. Em Ushuaia subimos até ao cerro Martial, na tentativa de ver o glaciar com o mesmo nome. Em vez disso encontrámos uma vista panorâmica da cidade. O trilho para o glaciar estava escondido pela neve caída uns dias antes e acabámos a subir a pista de ski.

Apanhámos um Catamaran que nos levou a ver a fauna autóctone: Pinguins de Magalhães, Pássaros (cujos nomes não me lembro :P) e lobos marinhos. Passámos também pelo farol do fim do mundo. Num outro dia aproveitámos para conhecer o parque nacional. Foi uma caminhada de 4 horas (bem mais light que as caminhadas em El Chalten…) seguida de um passeio de canoa. A ideia era chegarmos ao fim-do-mundo de canoa, ou pelo menos ao local onde acaba a estrada panamericana que tem início no Alasca, mas o vento trocou-nos as voltas e tivemos que fazer parte do caminho de camioneta. Mas foi um dia bem passado. No 3º dia resolvemos alugar um carro e conhecer mais da tierra del fuego do que apenas Ushuaia. Passámos pelo lago escondido e pelo lago fagnano e chegámos até ao cabo de san pablo. No caminho vimos algumas arvores bandeira mas não encontrámos a “original”, a que deu origem a muitos souvenires e fotografias. Afinal ficava para outro lado da ilha.

Mas ushuaia além de ter muito para mostrar, tem muito para provar, ou não fosse uma cidade piscatória e não estivesse eu há 9 meses praticamente em jejum de peixe e marisco. Provámos deliciosas santolas, paelha e arroz de marisco, cada restaurante era melhor que o outro mas o Volver ficou-nos no coração.

E não quisemos regressar a Buenos Aires sem conhecer o presídio do fim do mundo. Este presídio, criado no início do século passado e fechado na década de 70 foi construido neste local com o objectivo de povoar esta terra do fim do mundo e torná-la mais habitável. Parece que o objectivo foi cumprido. Ficam as fotos.

E o destino seguinte foi: Buenos Aires, Colónia de Sacramento e Tigre…a aventura continua...