Anita na Argentina

viernes, septiembre 29

Fim-de-Semana na Patagónia


No fim-de-semana passado fomos até Bariloche. Eu já lá tinha ido com a minha mãe mas apanhámos tanta chuva que resolvi ir conhecer de novo, desta vez com o Jorge. Apanhámos um autocarro de Mendoza às 20:00 e chegámos a Bariloche no dia seguinte às15h. Foram 19h no autocarro mas fez-se bem porque fomos em coche-cama, comida a bordo e sessão de filmes.

Em Bariloche apanhámos bom tempo, ou pelo menos aceitável. houve dias de céu azul embora as temperaturas fossem de Inverno.

Fomos até ao cerro Otto, andámos de cadeirinhas e descemos de carrinhos de rolamentos, fomos até às grutas de cerro Leones (andámos a fazer espeleologia e agora já posso dizer que não gosto!) e ainda fizemos um passeio no lago Nahuel Huapi até à ilha Victória e ao bosque de Arrayanes, o único no mundo com estas árvores.

Na realidade queríamos ir antes a outra ilha, a ilha Huemul, que fica no mesmo lago, mas não conseguimos. Sempre que perguntávamos por excursões a essa ilha as respostas foram evasivas: na secretaria de turismo disseram: “é uma ilha muito bonita, já houve excursões mas agora não há... questões políticas”.

Na excursão a cerro Leones face à mesma pergunta, o guia respondeu:” ilha Huemul? É muito bonita, não...não se pode...” e mais não disse. Fomos depois abordados na rua por um "angariador de turistas" para excursões e tinha na lista “passeio à ilha Huemul”.

Uma vez na agência outro empregado disse “a ilha Huemul já não vamos...o barco está avariado, o Modesta Vitória”. E lá saímos mais conformados com a justificação. No dia seguinte fomos para a excursão da ilha Victoria no barco... Modesta Vitoria...afinal o que se passa com a ilha?

A nossa curiosidade pela dita ilha prende-se com o projecto de fusão nuclear, que nos anos 50 foi desenvolvido por um físico austríaco meio louco que conseguiu que Perón soltasse os cordões à bolsa investisse num projecto megalómano que não deu em nada. Alguns chamam a mentira do século XX.

Mas porque terminaram as visitas a ilha? Reactivaram o laboratório? Mistérioooooo...

Mas adiante, foi bom rever Bariloche. O final do passeio é que podia ter corrido melhor. O Jorge apanhou uma intoxicação alimentar, perdeu/roubaram-lhe o passaporte e hoje eu também não me sinto muito bem do estômago. Da intoxicação já se livrou, do passaporte está quase a resolver-se. Espero que o meu estômago também se recupere em breve...

2 Comentarios:

  • Ouch, espero que os efeitos da intoxicação já tenham passado, e que o passaporte não venha a dar nenhum problema adicional..

    Jorge, estás ainda MAIS magro, ou é a máquina da Ana que tem capacidades especiais? ;)

    Abraços para vocês! :D

    Por Blogger David, en 9:15 p. m.  

  • Gostei do perdeu/roubaram...

    Por Blogger Monica, en 10:14 p. m.  

Publicar un comentario

<< Casa