Anita na Argentina

jueves, agosto 24

E quem não Salta...

(o texto foi escrito em 22 de Agosto mas só tive tempo de "postar" hoje)

Acabadinha de chegar de 3 dias recheados de passeio e sol e com 5h mal dormidas escrevo umas linhas sobre Salta La linda. E não é por acaso que a chamam a sim. É lindíssima. Uma cidade de 500.000 habitantes que se estende entre dois cerros.
Subindo ao cerro de São Bernardo apanhamos uma surpresa com a dimensão da cidade. E uma cidadezinha, com características de colónia espanhola profundamente marcadas: fachadas de edifícios lindíssimos, casas com telha, açoteias. Nas proximidades da cidade vêem-se casas que imediatamente me transportavam para o Algarve. Não o Algarve albufeira a abarrotar de prédios pelas costuras, o Algarve interior, casas brancas, telhas, algumas entradas arredondadas fruto de influencia árabe que também se faz sentir aqui. Nas principais ruas das cidades, as pedonais e san martin há uma agitação permanente que so acalma a hora da siesta: vendedores ambulantes, estudantes, turistas, transmite a ideia que tinha da América latina e assemelha-se à confusão organizada que vi em Lima. Gostei, so faltavam as combis. Fora de salta cidade, mas ainda em salta província a paisagem altera-se ficando cada vez mais seca e inóspita a medida que nos dirigimos para sul (cafayate) ou para norte (província jujuy). Cafayate e uma cidadezinha pequena e produtora do melhor torrontes que se faz na Argentina. Infelizmente não tivemos sorte nas adegas que visitamos. A adega e os vinhos deixavam bastante a desejar. No caminho entre cafayate e salta percorrermos varios quilómetros de montanhas coloridas, as fotos não mostram minimamente a beleza do local.Também fomos até jujuy para conhecermos as salinas grandes, um mar de sal a mais de 2000 metros, paisagem incrivel. Passamos por varios pueblitos. Finalmente vimos os rostos autenticos da argentina: peles morenas, cabelos negros e sorrisos luminosos.
Enfim gostei e recomendo, para conhecer verdadeiramente a Argentina há que dar um saltinho até ao noroeste argentino.
No regresso, e porque todos os voos vão dar a Buenos Aires ou pelo menos tem que passar por lá, aproveitei para passear uma vez mais em puerto madero, desta vez na excelente companhia dos novos membros da familia C9 que chegaram no início de Agosto.

Tânia, Yo, André y Sara @ Puerto Madero

Tânia y Yo, comendo um fabuloso alfajor no Havana

O lado menos positivo da viagem foi so mesmo um atraso de 5h no voo Buenos Aires para Mendoza...haja paciência para aturar a eficiência das Aerolineas Argentinas...mas sobre as Aerolineas Argentinas falarei no próximo post...

4 Comentarios:

  • Só uma foto em que apareço, não me parece bem. Quando tiver tempo de postar as minhas vais ver...

    Boa descrição, só espero que as pessoas não fiquem com a ideia que o Locro se chama Cafayate. Ainda sinto os efeitos de tanto milho. Depois de vires embora, em todas as refeições comi sempre alguma coisa com milho. Já não posso ver mais Humitas e Tamales à frente.

    Por Blogger Monica, en 12:38 a. m.  

  • Hehehe, tens razao tb reparei nisso mas era ja tarde e n pus mais, deixa q eu vou por mais fotos no prox post

    sim de facto parece q o locro é q se chama cafayate, tb vou mudar.

    Por Blogger Anita, en 7:44 a. m.  

  • Ola Ana,
    aqui me estreio no teu blog, ainda nao tinha ca vindo, mas depois de receber o teu mail nao podia deixar de vir! Adorei toda a descrição que fizeste de salta e ja tou a pensar em la ir tb!
    Quanto à tua passagem por buenos aires, volta sempre!!! Adorei conhecer-te!
    Tens que por tb a nossa foto no havana! Ficou mto gira com o alfajores (é assim que se escreve? fico sempre na duvida!)
    Beijinhos e keep in touch!

    Por Anonymous Anónimo, en 1:47 a. m.  

  • Olá Virginia, depois tens que mostrar as fotos. Põe ao menos no blog dos madrilenos :), muchas gracias por tu postal, madrid es una ciudad hermosa :)


    Oi Tânia, listo, já está a fotos do Havana besitos e quando quiseres aparece em Mendoza

    Por Blogger Anita, en 11:10 p. m.  

Publicar un comentario

<< Casa