Anita na Argentina

martes, julio 11

Termas de Cacheuta

No Domingo fui às termas, ou melhor, fui a um SPA nos Andes...mas que béeemmmm... não, não me transformei em tia...ou melhor até sou mas no verdadeiro sentido da palavra. Bom mas adiante, fui até ao Hotel SPA Termas de Cacheuta que fica assim entalado na pré-cordilheira dos Andes. Gostei, especialmente dos banhos nas piscinas naturais e ao ar livre em pleno Inverno: água a 36ºC, temperatura exterior de 10 ºC, paisagem única. Ainda experimentei fazer sauna numa gruta natural mas não achei grande piada, senti um pouco de claustrofobia.

O Hotel SPA termas de Cacheuta é bonito. À semelhança do Hotel-Termas de Puente Del Inca e do Hotel Villavicencio, ambos na Província de Mendoza , foi construido nos anos dourados do Ferrocarril, inícios do século passado. As “famílias bem” de Buenos Aires passavam aí a noite antes de seguirem viagem para o Chile. Destes três Hotéis é o único que continua em funcionamento.

Hotel SPA Termas de Cacheuta

Um violento terramoto (seguido de avalanche) destruiu a maior parte do ferrocarril e o Hotel-Termas de Puente del Inca. Do Hotel apenas restaram, para contar a história, algumas partes das termas e a igreja que não sofreu absolutamente nada (estas coisas dão que pensar...).

Hotel Termas Puente Del Inca

(o que resta das termas...)

O Hotel Villavicencio teve outro destino...pertencia ao dono da empresa de água mineral com o mesmo nome. Empresa e Hotel foram saltando de dono em dono. Esteve em funcionamento até 1978 e os últimos clientes foram a selecção Holandesa no mundial de 78. Passou depois pelas mãos dos militares, na altura da ditadura militar, auto intitulada Proceso de Reorganización Nacional. Como “recuerdo” cada governador militar que chegava a Mendoza, levava alguma coisa do hotel... até o soalho levaram...

Hotel Villavicencio

(assim por fora nem parece abandonado...)

Actualmente pertence ao grupo Danone. O hotel continua abandonado e é a imagem de marca da Água mineral Villavicencio. Bom, na realidade, acho que já não pertence. No mês passado o hotel separou-se pela primeira vez na história, da empresa de água mineral e foi vendido a um grupo de Hotéis de Mar Del Plata. Estima-se que volte a entrar em funcionamento já em 2007. E ainda bem porque deixar abandonado um hotel como aquele até parecia um crime...