Anita na Argentina

miércoles, mayo 3

Yerba Mate

Já tinha prometido que ia dedicar um post ao mate argentino mas até à data não tive tempo para me “debruçar” convenientemente sobre o assunto. Perdoem-me o testamento...

A erva mate, Ilex paraguariensis, é uma planta que é cultivada na América do sul (norte da Argentina, e Paraguai) e cuja infusão é muito apreciada por estas zonas. Beber o mate não é simplesmente beber uma bebida ou um chá, é uma filosofia, um acto social.

Há quem afirme que o mate deve ser tomado puro. Outros preferem juntar ervas aromáticas, casca de laranja ou açúcar. Incluo-me neste segundo grupo, acho o mate demasiado amargo para bebe-lo puro, mas com outras ervas e açúcar...muito bom mesmo...


Há argentinos mais “mate-dependentes” que outros. Uns bebem
a toda a hora, outros apenas ao lanche ou pequeno almoço.

A erva-mate contem xantinas que são compostos alcalóides da mesma família da cafeína, teofilina e teobromina, poderosos estimulantes que também se encontram no café e no chocolate (1). Das primeiras vezes q tomei mate apanhei uma insónia tão grande que fui trabalhar em claro! Contem também muitos polifenois, conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes...se calhar por isso é que os argentinos tem um aspecto tão ”saudável” :P.

Mas como se prepara o mate?

São necessários 3 utensílios:
1º - A bombilha: uma espécie de palhinha metálica com um filtro na extremidade que impede a entrada das folhas e é por onde se toma o mate. Algumas são de prata;

2º - O mate, ou recipiente do mate: pode ser feito de cabaça ou em madeira (já vi também em porcelana e metal, mas são mais raros e menos característicos). Antes da primeira utilização este recipiente deve ser curado. Há duas formas de o fazer (talvez mais...): ou com o próprio mate (os primeiros mates não se tomam, são só para curar o recipiente) ou, para quem toma mate doce, com uma brasa quente do assado que queima o interior do recipiente q contem açúcar. A qualidade dos futuros mates dependerá da forma como foi curado o recipiente.

3º - O terceiro utensílio é a pava: uma espécie de chaleira para aquecer a agua. Não há casa argentina q se preze q não tenha este utensílio. Na minha casa anterior, q não tinha quase nada na cozinha, também tinha uma pava. Em viagem substitui-se a pava por termos com água quente. E as estações de serviço ou outros locais públicos têm normalmente água quente em self-service (muito argentino). Há mochilas próprias para transportar todo o “mate-kit”

Para fazer o mate não se deve usar agua a ferver, apenas quente (+- 70 °C). Também se pode beber frio mas isso e mais vulgar no norte da Argentina e Paraguai onde juntam por vezes sumo – chama-se Tereré.

Há várias formas de preparar o mate. A mim ensinaram que se deve encher 3/4 da cabaça com erva mate. Depois, com a palma da mão a tapar a abertura, vai-se invertendo a cabaça varias vezes para que a erva fique bem distribuída no seu interior e também para que as partículas mais finas se soltem e fiquem agarradas à mão. Isto serve para que nas primeiras “bombadas” não enchamos a boca com a erva de reduzidas dimensões q consegue atravessar o filtro metálico da bombilha. Seguidamente introduz-se a bombilha, mais ou menos inclinada e por fim adiciona-se a água, de forma a molhar toda a erva ou apenas uma parte, se quisermos fazer render a
erva.

Agora vem a parte em que podem achar, como diz o Prof. Pinto dos Santos, um NUOOOJO:
O mate, sendo uma actividade social, é preparado para que todos bebam do mesmo recipiente e respectiva bombilla. Quem prepara é quem bebe o primeiro mate. Porquê? Porque é o mais forte e talvez o menos bom. Quem prepara o mate bebe-o até não haver mais água na cabaça, volta a enche-la com mais água e serve o mate a outra pessoa que também o bebe todo até ao fim. E assim sucessivamente, toda a gente conversando e sorvendo pela mesma bombilha...bon provecho !

Para quem ficou com curiosidade em saber mais sobre o assunto recomendo este site: http://www.mundomatero.com/yerba/.

Para quem adormeceu, recomendo que tome um “matezinho” ;)

4 Comentarios:

  • Comentário n.º 1: O Mate é perfeito na sua globalidade, a preparação é interessante, os utensílios são giros.
    Só tem um defeito: sabe mal!

    Comentário n.º 2: Viste os eurodeputados a dançar esta musica no parlamento europeu?
    Hilariante, parecia que estavam possuídos!

    Por Blogger Monica, en 8:53 p. m.  

  • heheh não vi, perdi esse espectáculo...

    Por Blogger Anita, en 8:55 p. m.  

  • fofinha es maluca, qual testamento, eu li isto tudo do principio ao fim num instante :P

    Por Anonymous Anónimo, en 9:57 p. m.  

  • O mate verdadeiro é tomado puro...
    Para ilustrar: ja viu alguém adoçar a pimenta?!!!Quem não gosta não come!!!

    Por Anonymous Anónimo, en 7:39 a. m.  

Publicar un comentario

<< Casa