Anita na Argentina

sábado, abril 29

Artesanias

Mendoza é artesanato. São barracas e tendinhas espalhadas pela cidade. É o deleite de quem gosta destas coisas. A minha casa por exemplo fica a 2 quadras de distância de 3 das feiras existentes:
Junto à c. sa
n martin, plaza de españa e, claro, a plaza da independência.

Embora alguns dos locais como a plaza da independência tenham stands a tempo inteiro, é normalmente à 6ª feira que os vendedores chegam e, aos poucos, começam a preparar o seu cantinho. Inicia-se a feira. E fica até domingo. Raramente são os mesmos, alugam o local por apenas um determinado tempo, um fim-de-semana, vários.

Pode comprar-se quase tudo: candeeiros de papel, bibelots artesanais (claro), colares, brincos, anéis, vinho, licores caseiros, mates, artigos em couro, compotas, velas e velinhas, espanta-espíritos, de todos os tamanhos e feitios. Dão alegria às ruas e praças, movimentam as noites, é agradável. Na plaza independenzia, junta-se muitas vezes animação de rua, palhaços, mimos, teatros de marionetas.

E a eles juntam-se os vendedores de pipocas, algodão doce e amendoins caramelizados, feitos na hora. Pensei que com a partida do verão e da festa da vindima, também os artesãos partiam, mas não e ainda bem senão a cidade morria um bocadinho...