Anita na Argentina

lunes, marzo 6

Fiesta Nacional de la Vendimia 2006

Mendoza, a capital mundial do vinho, atrai todos os anos milhares de turistas, vindos de todos os cantos da Argentina e do mundo, para assistir à festa das vindimas.
Dizem os locais (e todas as revistas que li) que é a festa mais antiga da Argentina. A sua origem remonta o tempo das grandes imigrações, em que se celebrava com bailes e cantos o fim da colheita e a elaboração do vinho. Era uma forma de agradecimento à bondade da natureza para com os produtores.

Neste fim-de-semana todas as fontes da cidade deixaram de deitar água para passarem a deitar vinho. Aqui estou eu e a Sofia na fonte do “Mateus Rose”em plena Peadonal…


Para quem assiste é uma mistura de carnaval de Loulé com desfile de misses. É engraçado. Os carros alegóricos transportam as rainhas (misses) ou pessoas ligadas ao vinho. Cada rainha representa uma cidade da região de Mendoza. Entre os carros aparecem também os gaúchos, vestidos a rigor, montados nos seus cavalos.

O cortejo passa pelas principais ruas da cidade e as rainhas vão atirando fruta, água e até mesmo pequenas garrafas de vinho (de PET, graças a deus).

Eu tive o azar de receber uma maçaroca de milho em cheio na cabeça… quando passou a rainha de Lavalle (zona de Mendoza em que também se cultiva melão nas vinhas altas), escondi-me com medo das consequências…

Via blanca (cortejo à noite)

Carrusel (cortejo de dia)

No sábado, no grande festival, onde chegam a estar mais de 700 pessoas em palco, é eleita a rainha das vindimas de 2006. É um espectáculo cheio de cor, visto por 50.000 pessoas e que se repete na íntegra (á excepção da eleição da rainha) no dia seguinte, para outras 50000 pessoas. É transmitido pela televisão para vários países.

Como não consegui bilhetes para o espectáculo de sábado vou só à segunda noite. Até acabou por ser bom pois a eleição da rainha às vezes é muito demorada e acaba por tornar-se uma seca.


La Reina de La Vendimia de 2006. Andrea II de Maipú

A ideia de repetir o espectáculo surgiu em 1948 em que houve um empate entre duas rainhas. Era já bastante tarde e optou-se por deixar a eleição das “misses” para a noite seguinte. Adorei e vou colocar fotos logo que possa. Acabei por chegar as 2 da manha a casa e nao descarreguei as fotos.